Friday, September 01, 2006

Doentes da Semana

Decidi partilhar algumas das minhas experiencias como Técnica de Radiologia. Pra já, escolhi os casos mais "engraçados" da semana para contar:

O Toxicodependente

- Deitado na mesa de T.C. prontinho para uma aquisição de Abdómen com contraste e.v.. Entra a minha colega na sala, calça umas luvas e prepara-se para injectar. Após colocar o garrote, observa o braço do doente procurando o local mais adequado, pelo que este lhe diz, ou melhor grita, "Só tenho uma veia nos braços mas NINGUÉM TOCA NESSA, ESSA É MINHA, eu preciso dela!!!" - solução... não se injecta o doente

O Presidiário

Desde o estágio em S.José que me habituei a ter que lidar com presidiários na nossa profissão. Na altura muitos deles iam realizar ortopantomografias devido a traumatismos por lutas dentro da prisão ou alguns apenas Rx Tórax de rotina ou diagnóstico. Estes doentes vêm geralmente acompanhados de 1 ou 2 guardas prisionais para evitar tentativas de fuga. Esta semana veio cá ao Hospital um presidiário que, para além das algemas nos pulsos trazia as pernas algemadas (mesmo à filme) e, ainda por cima, tive que estar bem próximo dele durante algum tempo para lhe retirar os 2 ou 3 fios que trazia ao pescoço, levando com aquele bafo de dentes mal tratados e aquele olhar psicopata (que nem todos têm, devo referir)...
PS: E tentem lá fazer 1 Rx Torax a alguém algemado....

A Peruca

Uma das doentes mais bonitinhas do dia era a "Mariana". Loira, olhos azuis, bem maquilhada e muito arranjadinha, com os seus 30 e poucos anos. Rx Coluna Cervical e Dorsal. Assim que fiz a radioscopia para confirmar a centragem da Cervical observo objectos radiopacos na zona da nuca. Procurei beincos, ganchos, elásticos, etc... estava limpa... até que lhe perguntei se tinha alguma coisa no cabelo... E ela sacou da peruca para eu procurar... (cabelo, qual cabelo...?)

No comments: