Friday, October 06, 2006

História da Radiologia - A descoberta dos Raios-X

Os Raios-X foram descobertos em 1895 por Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923), Professor na Universidade Wuerzburg, Alemanha. Enquanto trabalhava com um tubo catódico no seu laboratório, observou um brilho fluorescente de cristais numa mesa próxima do tubo. Esse tubo consistia de um envólucro de vidro com eléctrodos positivo e negativo encapsulados. O ar do tubo tinha sido evacuado e quando uma alta voltagem era aplicada, produzia um brilho fluorescente. Roentgen protegeu o tubo com papel pesado e negro e descobriu uma luz verde fluorescente gerada por um material próximo do tubo.

Concluiu que um tipo de radiação estava a ser emitida pelo tubo, sendo capaz de atravessar a protecção de papel pesado e excitando os materiais fosforescentes na sala. Descobriu que esta nova radiação conseguia atravessar a maior parte das substancias e projectar sombras de objectos sólidos. Roentgen também discobriu que a radiação conseguia atravessar tecidos humanos, mas não ossos nem objectos metálicos. Uma das suas primeiras experiencias nos finais desse ano foi uma radiografia da mão da sua esposa, Bertha. É interessante o facto do primeiro uso dos raios-X terem sido indistriais e não médicos devido à produção de uma radiografia de pesos dentro de uma caixa para a demonstração de Roentgen aos seus colegas.

A descoberta de Roentgen foi uma bomba para a Ciência, tendo sido recebida com extraordinário interesse. A experiência era duplicada em todo o lado já que o tubo catódico era já bastante conhecido neste período. Muitos cientistas deixaram de lado outras experiências para procurar novos tipos de radiação misteriosa. Jornais e revistas publicavam numerosas histórias (nem todas verídicas) sobre as propriedades dos novos raios-X.

O público adorou as demonstrações da capacidade de atravessar matéria sólida, e, com a utilização de uma placa fotográfica, a capacidade de obter imagens de ossos e partes interiores do corpo. A ciencia ficou também fascinada com a demonstração de um comprimento de onda desta radiação mais pequeno que o da luz, uma vez que gerou novas possibilidades na física e para a investigação da estrutura da matéria. Muito entusiasmo foi criado pelas potenciais aplicações dos raios-X e como grande auxílio na medicina e cirurgia. Dentro de um mês após a publicação da descoberta, vários consultórios médicos radiológicos foram criados pela Europa e Estados Unidos, sendo usados pelos cirurgioes para os guiarem no seu trabalho. Em Junho de 1896, apenas 6 meses após a publicação da descoberta de Roentgen, os raios-X passaram a ser usados pelos médicos para pesquisa de balas nos soldados feridos, sendo um grande avanço para a sua terapia.

Antes de 1912, os raios-X eram usados essencialmente no ramo da medicina e medicina dentária, para além de imagens de metais. Não eram ainda utilizados industrialmente devido à fragilidade dos tubos das ampolas que se partiam sob as voltagens necessárias para produzir radiação com penetração suficiente para a aplicação indistrial. Contudo, isso mudou em 1913 quando os tubos de alto vácuo produzidos por Coolidge se tornaram disponíveis. Estes tubos permitiam fontes fiáveis e intensas de raios-X operando a energias até 100.000 volt (100 kV).


Em 1922, a indústria radiográfica avançou mais um passo com a produção de tubos com capacidade para 200.000 volt (200 kV), que permitia radiografias de partes metálicas e em muito menos tempo.

Uma segunda fonte de Radiação




Pouco depois da descoberta dos Raios-X, outra forma de raios penetrantes foi descoberta. Em 1896, o cientista francês Henri Becquerel descobriu a radioactividade natural. Muitos cientistas do periodo estavam a trabalhar com raios catódicos, e outros à procura de provas para a teoria de que o átomo podia ser sub-dividido. As pesquisas mostravam que certos tipos de átomos se desintegravam. Foi Henri Becquerel que descobriu este fenómeno enquanto investigava as proprkidedades dos minerais fluorescentes, pesquisando os príncipios da fluorescência e porque certos minerais brilhavam quando expostos à luz solar. Ele utilizou placas fotográficas para gravar esta fluorescência, tendo sido um dos minerais um composto de urânio. Concluiu que este composto emitia um tipo de radiação que podia penetrar o papel pesado e expor película fotográfica. Esta descoberta só teve interesse por parte da comunidade cientifica após a descoberta dos Curies, dois anos depois, acerca da radioactividade.


A cientista polaca Marie Curie e o seu esposo, cientista francês Pierre Currie, investigaram a radioactividade de elementos como o urânio, chegando à descoberta de um elemento que denominaram de "radium", sendo este mais radioactivo que o urânio. Este elemento iniciou a indústria da radiação "gama", tendo uma capacidade de atravessar matéria muito superior à radiação-X. Em 1946, produziam-se fontes de radiação gama como o Cobalto e o Iridio, fontes essas muito mais fortes e menos dispendiosas que o radium (rádio).

10 comments:

Opinipiritiba said...

Olá rapaziada do blg, estou começando o meu curso em raiologia, muito legal o blog.
Um abraço.

Unknown said...

oiiiiiiiii!!!! me chamo fabiana e estou no primeiro período e radiologia..estou adorandoooo!! esse blog me ajudou a fazer um trabalho...obrigaduuuuuu

brankgil said...

Oi!me chamo gilcea comecei agora meu téc.em radiologia estou curtindo muito!Gostei desse blog!bjs!!!

Anonymous said...

Quantas coisas se descobriram por acidente!
Agora é tao comum ir a um lugar de radiologia no centro que a gente não pensa sobre a primeira vez que algo foi usado.

Unknown said...

Olá estou iniciando o curso de técnico de radiologia estou amando, cada vez que leio sobre isso mais tenho certeza de que fiz a escolha certa!

Unknown said...

Muito bom o blg.Para quem tá começando é o curso,é uma área ótima para trabalhar, para estudar ainda mais sobre o tema, só que é muito difícil emprego.Não desista na primeira tentativa de emprego ou concurso, procure se aperfeiçoar cada vez mais.

Unknown said...

oi pessoal, consegui passar em concurso mas não pude aceitar, foi bem na semana que estava me mudando de cidade, mas faz parte bora tentar agora onde estou, e fiz só para ver em que lugar ficaria, e fique em terceiro, fiquei bem feliz sei que agora sou capaz de outros que virão, por isso digo que não desistam sabemos que vagas nesta área esta bem difícil, ultimamente só que tem um um QI (QUE INDIQUE KK)
ATÉ A Próxima.

Unknown said...

oi pessoal, consegui passar em concurso mas não pude aceitar, foi bem na semana que estava me mudando de cidade, mas faz parte bora tentar agora onde estou, e fiz só para ver em que lugar ficaria, e fique em terceiro, fiquei bem feliz sei que agora sou capaz de outros que virão, por isso digo que não desistam sabemos que vagas nesta área esta bem difícil, ultimamente só que tem um um QI (QUE INDIQUE KK)
ATÉ A Próxima.

Unknown said...

Bom dia galera... estou no 1 período ainda? Muito bom esse blog show.

Agda said...

Oi comecei o curso de radiologia a 2 dias e já estava fazendo pesquisa a algum tempo sobre o assunto e estou gostando muito desse blog e sei que vai me ajudar muitoooo